top of page

NOTA OFICIAL DO SINTRACARGAS SOBRE NEGOCIAÇÕES COM SINDICATO PATRONAL DA NOSSA EXPLORAÇÃO

De forma pontual e objetiva, nos manifestamos sobre a campanha salarial de nossa categoria, para bem informar e em nome da verdade, conforme a seguir:

1 – A data base da categoria é 1o de Maio;

2 – Em 28 de Março de 2016, entregamos NOSSA PAUTA DE REIVINDICAÇÕES ao sindicato que representa nossos patrões/exploradores;

3 – Após longa demora em agendar, os patrões/exploradores marcaram uma negociação, onde apresentariam sua resposta a nossas reivindicações. Infelizmente, APRESENTARAM UMA PROVOCAÇÃO, ao propor reajuste salarial com o índice do INPC, porém, de forma parcelada e sem retroatividade nas parcelas sucessivas, o que significa QUE NEM A INFLAÇÃO INTEGRAL do período querem pagar, resultando DIMINUIÇÃO SALARIAL para o futuro. INADMISSÍVEL;

4 – Deixamos claro que JAMAIS ASSINAREMOS PARCELAMENTO DA INFLAÇÃO sem que nos doze meses o índice não seja integral, ou seja, sem que as parcelas, quando pagas, deixem de retroagir a Maio/16;

5 – Se não bastasse essa sacanagem, propuseram, ainda, retirar a cláusula de alimentação, que é dos maiores ganhos que conquistamos no ano passado/2015. Além disso, propunham a redação da Convenção com base no texto daquela assinada em 2013/14, quando estava no sindicato uma DIRETORIA PELEGA E TRAIDORA de nossos interesses mais básicos e legítimos;

6 – Em seguida, enviaram ao nosso sindicato outra proposta, onde PAGARIAM O INPC INTEGRAL E SEM PARCELAMENTO, mas continuava as propostas de RETIRADA DA CLÁUSULA DE ALIMENTAÇÃO e de texto com base na antiga convecção que era cheia de erros e muito pior para os trabalhadores;

7 – Diante da falta de negociações e de mobilização no conjunto de nossa categoria, AJUIZAMOS DISSIDIO COLETIVO na Justiça do Trabalho;

8 – A conhecida lentidão da justiça marcou para o dia 8 de Novembro a AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO, no Tribunal Regional do Trabalho – TRT.

Neste dia, mais uma vez os patrões/exploradores fizeram o velho e mentiroso discurso de miséria e POSSIBILIDADE DE QUEBRADEIRA de suas empresas.

Existe uma crise, mas não é do tamanho que falam. O principal é observarmos que mesmo em anos em que NÃO EXISTIA CRISE eles CHORAVAM MISÉRIA, exatamente como repetem agora;

9 – Finalizando, informamos a todos que o TRT concedeu até o dia 08 de Dezembro para os nossos exploradores/patrões responderem integralmente a nossos pedidos e apresentarem sua defesa. Após, nossos advogados se manifestarão novamente no processo, que, então, será JULGADO NO TRT;

10 – Conclamamos a toda a categoria a se filiar ao sindicato, nos fortalecendo e possibilitando aumentar nossa organização para LUTARMOS COMO FAZEM OS COMPANHEIROS DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO, liderados pelo SINTRATURB, que tem nos apoiado na luta.

Só seguindo o exemplo de nossos companheiros do transporte coletivo, poderemos melhorar nossa vida. Só a luta, paralisações, manifestações e greves MELHORAM A VIDA DOS TRABALHADORES. Isso a história já comprovou!