top of page

Campanha chega ao Sul do Estado

Na quinta-feira, 24, o SINTRACARGAS juntamente com os Sindicatos do Coletivo de Lutas (SINTRATURB, SINDETRANSCOL, SINTTRAVALE, SINTRACRILe SITTRACOL) realizaram mais uma intervenção da Campanha "DROGA DE PATRÃO" que busca chamar atenção principalmente, para as longas jornadas de trabalho a que são submetidos os profissionais que trabalham no transporte de cargas e passageiros. Desta vez a ação ocorre ás margens da BR 101, no município de Araranguá. Um dos efeitos diretos e mais cruéis dessa prática disseminada no meio empresarial é o alto número de profissionais abusando do uso de substâncias legais e ilegais para manterem-se acordados e cumprirem suas jornadas de trabalho.

O objetivo da intervenção é chamar atenção dos empresários que exigem excesso de jornada, pois a maioria de nossos trabalhadores laboram por comissão somente, e isso os obriga a fazer uso de algum tipo de droga para suportar a jornada. Tendo dentre outros, dois motivos em especial: a remuneração por comissão e transporte conhecido por "carga de horário" - voltada ao transporte de gêneros alimentícios perecíveis como o caso de horti e fruti grangeiros.

Um dos maiores reflexos dessa situação é o assombroso número de acidentes envolvendo motoristas de cargas e passageiros. Os órgãos responsáveis pela fiscalização têm sido condescendes para com os empresários que seguem praticando abusos. Somente nos casos de acidentes graves há uma comoção momentânea, todos fingem preocupação mas logo tudo é esquecido até a próxima tragédia.

bottom of page