Desde 2020, embora quase cinco bilhões de pessoas em todo o mundo tenham sido levadas a uma pobreza ainda maior, os cinco homens mais ricos do planeta ficaram duas vezes mais ricos e valem agora mais de 800 bilhões de dólares. Mais de 800 bilhões de dólares em patrimônio – para apenas cinco indivíduos!
Enquanto milhões de pessoas em todo o mundo vivem na pobreza extrema, sem água potável, serviços de saúde adequados, moradia digna ou educação para os filhos, os bilionários do mundo aumentaram sua riqueza em mais de 3 trilhões de dólares só nos últimos três anos. Trilhões, com “t”.
Os bilionários ficam mais ricos, a classe trabalhadora passa por dificuldades e os pobres vivem em desespero. Esse é o estado lamentável da economia mundial.
Essa é a má notícia. Mas tem notícia boa. Graças a organizações como a *Oxfam, cada vez mais pessoas em todo o mundo estão estabelecendo vínculos entre a dura realidade econômica das suas vidas e a natureza destrutiva do nosso sistema supercapitalista que recompensa a ganância e o lucro acima de qualquer outro valor humano.
Trabalhadores de todo o mundo deixam claro que já estão fartos de ser enganados e explorados. Eles não estão mais sentados, permitindo que grandes empresas obtenham lucros recorde enquanto eles ficam cada vez mais para trás. Estão reagindo, muitos deles obtendo aumentos substanciais de salários, benefícios e condições de trabalho.
Aqui está a verdade nua e crua: se nos unirmos em nossa humanidade comum, teremos diante de nós enormes oportunidades para criar uma vida melhor para todos.
Podemos garantir a saúde como um direito humano para todos os homens, mulheres e crianças. Podemos combater as mudanças climáticas, salvar o planeta e criar dezenas de milhões de empregos bem remunerados no setor de energia verde. Podemos usar os avanços da tecnologia e da produtividade dos trabalhadores para melhorar nossas vidas.
Podemos eliminar a pobreza e aumentar a expectativa de vida.
Podemos fazer tudo isso e muito mais se estivermos preparados para unir as pessoas de baixa renda e os
trabalhadores de todo o mundo na construção de um movimento internacional que enfrente a ganância e a
ideologia da classe bilionária e nos leve a um mundo baseado na justiça econômica, social e ambiental.
*Texto adaptado da apresentação de Bernie Sanders para o relatório da OXFAM sobre riqueza e desigualdade 2024. Confira em: oxfam.org.br
Comments